Tv Digital

A Cult desse mês traz enfim um texto esclarecedor sobre TV Digital. O professor da USP e da Cásper Líbero Laurindo Lalo Leal Filho pincela possíveis desvantagens e oportunidades que surgirão quando o sistema for implantado (previsto para Dezembro, somente para São Paulo):

As perspectivas não são muito animadoras. Há fortes indícios de que uma tecnologia, como a da TV digital, capaz de impulsionar a democratização da oferta televisiva, venha a ser apropriada pelos mesmos grupos que sempre controlaram o setor. São empresas operadoras de um serviço público atuando estritamente nos limites da lógica comercial, determinada pela maximização dos lucros. Nessa linha, a possibilidade do uso ampliado do espectro reduz e a diversidade da programação ficará, outra vez, posta de lado.

Ou seja, tecnologia favorecendo mercado e não telespectador. O que fica mais claro ainda nesse outro trecho:

Dentro da mesma lógica, deverá ser operada a outra novidade trazida pela TV digital: a interatividade ampla. A nova tecnologia abre a possibilidade de integrar à Internet os milhões de aparelhos receptores de televisão em uso no país. Para isso, são necessários conversores a preços acessíveis e a reserva de áreas do espectro para esse tipo de serviço. A tendência, observada a lógica comercial, será a introdução de uma interatividade simples, capaz apenas de facilitar a venda mais rápida dos produtos anunciados pelas redes de TV. Se isso de fato ocorrer, estará consagrado o uso medíocre de uma tecnologia altamente sofisticada.

Isso é um fator realmente lamentável. Disponibilizar interatividade apenas para facilitar em vendas. como é o caso da SKY, que, embora possua em sua programação interativa um canal de jogos, utiliza-se do recurso em canais de lojas como Submarino e Americanas.com onde, de modo sofrível, é possível efetuar compras pela TV (imagine-se digitando o endereço da sua casa pelo controle remoto).Resta esperar até a implantação do sistema escolhido e torcer para que haja diversidade e guia de programação na tela. É o mínimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: